Manchas, Melasma e Tatuagens

As tatuagens e as manchas da pele tem muito mais em comum do que a maioria das pessoas sabem. Ambos ocorrem devido ao aumento de algum pigmento na pele.

No caso das manchas e do melasma da pele, na maioria das vezes eles ocorrem pela produção aumentada de melanina – o pigmento que determina a cor da nossa pele.  As áreas manchadas são áreas onde os melanócitos (células que produzem melanina) estão produzindo maior quantidade de melanina que acaba ficando acumulada nas várias camadas da epiderme e da derme. Já nas tatuagens ocorre a introdução de pigmento de diversas cores por meio de agulha nas camadas inferiores da pele.

Mas hoje em dia é possível acabar tanto com as manchas como com tatuagens não mais desejadas o mesmo tipo de laser. O Laser de ND YAG é uma das opções, ele tem um comprimento de onda de 1064 nanômetros que consegue ser absorvido pela melanina e outros pigmentos escuros.

Com as novas tecnologias os aparelhos conseguem produzir disparos muito rápidos, dentro dos nanosegundos, o que reduz muito o dano térmico. Isto o torna uma nova ferramenta para tratamento do melasma e permite que ele destrua melhor as partículas de pigmento da tatuagem. Além disso, com a tecnologia “Qswitched” cria-se uma modalidade de disparo que atinge também os pigmentos coloridos.

Para um tratamento seguro e eficaz procure um dermatologista adequadamente preparado para avaliar, supervisionar e realizar qualquer procedimento a laser em sua pele.