Preenchimento: Técnicas para uma aparência mais jovem

O preenchimento é utilizado para a melhoria na aparência de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste em um procedimento em que o médico aplica substâncias  específicas sob a área da pele a ser tratada elevando-a, diminuindo assim a sua profundidade dando ao rosto um aspecto mais jovem.O produto mais utilizado para a técnica do preenchimento é o ácido hialurônico.

* Ácido Hialurônico – considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo. É encontrado naturalmente em nossa pele, mas diminui com o tempo de vida. O ácido hialurônico é abundantemente utilizado para o preenchimento dos sulcos da lateral do nariz que seguem até o canto externo dos lábios, e também para o aumento dos lábios. Essa substância na forma mais fluida, é usada em rugas finas. A duração do preenchimento varia de 6 a 24 meses, sendo necessária nova aplicação após este período.

O dermatologista é o médico especializado na saúde e beleza da pele – só um médico pode realizar uma avaliação da situação da pele e indicar o tratamento mais adequado para cada necessidade.

Estrias: evitando e tratando
Elas não avisam quando vão aparecer e, de uma hora para outra, elas já estão lá dando o ar da sua graça. As estrias são lesões que ocorrem pelo rompimento da pele quando há um estiramento muito intenso. Apesar de elástica a pele nem sempre consegue acompanhar as mudanças do corpo, e quando as células compostas de colágeno e elastina não suportam a pressão, a pele se rompe. As regiões mais críticas para o aparecimento de estrias são: atrás do joelho, a barriga e a lateral do quadril.

No começo, as estrias surgem num tom avermelhado, isso se dá em função  do aumento dos vasos sanguíneos e reação inflamatória. Nesta fase a capacidade regeneradora das células é maior e é este o melhor momento para os tratamentos. Depois dessa fase, as estrias se tornam esbranquiçadas, com aspecto de cicatriz, isso porque o tecido cicatricial tem menos melanina.

Prevenção é o melhor remédio
A máxima de que a prevenção é o melhor remédio se aplica perfeitamente ao caso das estrias. Por isso, alguns cuidados simples podem ajudar a evitar essas indesejadas:

  • Exercícios físicos evitam o estiramento da pele que causa a estria
  • Hidratantes. Uma pele hidratada tem menos chances de sofrer uma ruptura
  • Beber água para manter o corpo hidratado
  • Reeducação alimentar reduzindo gorduras, açúcares e alimentos processados
  • Combate ao sobrepeso e obesidade
  • Evitar grandes variações de peso, inclusive o ganho excessivo de massa muscular
Tratamentos Estéticos
Quando elas já apareceram não tenha mais jeito, é hora de atacar. Apesar das estrias não terem cura, é possível reduzir as marcas e a aparência de ˜cicatriz˜ causada por elas com alguns tratamentos como os descritos a seguir.

Laser vascular e Luz Intensa Pulsada: o laser provoca coagulação dos vasos aumentados nas estrias, eliminando a cor roxa das estrias e impulsiona a produção de colágeno e elastina. Uma vez cicatrizadas, as estrias ficam visivelmente reduzidas.

Laser fracionado: feixes de luz são direcionados para a estria e penetram a pouco mais de 1 milímetro de profundidade na pele. Estimulando a produção de colágeno e elastina, preservando boa parte das células, o que acelera o processo de cicatrização. A regeneração das microáreas tratadas faz contração e regularização da superfície das estrias.