Vermelhidão no rosto? Pode ser Rosácea…

Pele do rosto avermelhada pode até ser por motivo de vergonha ou rubor passageiro, mas se o vermelho na face se assemelha a uma queimadura solar e vem acompanhado de vasinhos e bolinhas, você pode ter Rosácea.

A Rosácea é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas e apesar de ser mais frequente em mulheres adultas, também pode atingir os homens e qualquer faixa etária. A ciência ainda não sabe exatamente o que causa a doença, mas há relatos de que alguns fatores levam a piora são: estresse, nervosismo, exposição solar sem proteção e ambientes abafados.

Normalmente a vermelhidão e as bolinhas aparecem nas bochechas, nariz, testa e queixo, mas em alguns casos pode atingir orelhas, couro cabeludo e as costas. Com o tempo também podem aparecer espinhas, inchaço e os os olhos podem ficar avermelhados e lacrimejantes.

Apesar de alguns casos não terem cura, os sintomas da doença podem sempre ser tratados, trazendo uma melhor qualidade de vida àqueles que a possui. Além de evitar os fatores que desencadeiam a vermelhidão, alguns dos tratamentos possíveis são: antibióticos, remédios tópicos e luz pulsada para diminuir os vasinhos. A questão estética é o principal problema de quem possui a doença já que afeta diretamente a autoestima e a confiança da pessoa.

A única maneira de saber se você tem ou não Rosácea é por meio de um diagnóstico feito por um dermatologista.  Quanto mais cedo for iniciado o tratamento apropriado, menores serão os impactos estéticos.