Blog

Manchas, Melasma e Tatuagens

As tatuagens e as manchas da pele tem muito mais em comum do que a maioria das pessoas sabem. Ambos ocorrem devido ao aumento de algum pigmento na pele.

No caso das manchas e do melasma da pele, na maioria das vezes eles ocorrem pela produção aumentada de melanina – o pigmento que determina a cor da nossa pele.  As áreas manchadas são áreas onde os melanócitos (células que produzem melanina) estão produzindo maior quantidade de melanina que acaba ficando acumulada nas várias camadas da epiderme e da derme. Já nas tatuagens ocorre a introdução de pigmento de diversas cores por meio de agulha nas camadas inferiores da pele.

Mas hoje em dia é possível acabar tanto com as manchas como com tatuagens não mais desejadas o mesmo tipo de laser. O Laser de ND YAG é uma das opções, ele tem um comprimento de onda de 1064 nanômetros que consegue ser absorvido pela melanina e outros pigmentos escuros.

Com as novas tecnologias os aparelhos conseguem produzir disparos muito rápidos, dentro dos nanosegundos, o que reduz muito o dano térmico. Isto o torna uma nova ferramenta para tratamento do melasma e permite que ele destrua melhor as partículas de pigmento da tatuagem. Além disso, com a tecnologia “Qswitched” cria-se uma modalidade de disparo que atinge também os pigmentos coloridos.

Para um tratamento seguro e eficaz procure um dermatologista adequadamente preparado para avaliar, supervisionar e realizar qualquer procedimento a laser em sua pele.

15/08/2022

Rugas, têm solução?

Elas incomodam muita gente, as rugas chegam para todos e são o sinal de que a pele está com menos colágeno e elasticidade do que antes. E sabe o que mais se perde com o tempo e contribui com o surgimento das rugas? Ácido Hialurônico.

E é ele também uma das substâncias utilizadas para solucionar ou atenuar o problema.  Ele permite a passagem de oxigênio e hormônios para as células e o resultado são células saudáveis e a diminuição das rugas já formadas. É um procedimento utilizado principalmente para atenuar àquelas rugas conhecidas como Bigode Chinês.  Na pele ele tem a função de reter água, hidratar e conferir volume à pele.

O ácido hialurônico utilizado nos procedimentos de preenchimento é molécula de origem não animal sintetizada em laboratório.Como o ácido já é produzido pelo organismo das pessoas, as rejeições e alergias são praticamente nulas.

Outras vantagens vantagens atribuídas a este tratamento estão: a naturalidade dos resultados deste preenchimento, o fato de com o tempo ser absorvido pelo organismo e a durabilidade do resultado – que pode chegar até 16 meses.

Não há idade ideal para fazer o procedimentos, mas como sua principal aplicação é para atenuar rugas, ou marcas do tempo, normalmente ele é utilizado em pessoas com mais de 30 anos.

13/08/2022

Rejuvenescimento com Resurfacing Fracionado CO2 Ultrapulsado

Um dos mais utilizados métodos para tratar o envelhecimento da pele é o resurfacing a laser. Um destes procedimentos é com laser fracionado de CO2 ultrapulsado que realiza a remoção de uma camada superficial da pele, estimulando assim a formação de um novo tecido cutâneo, atenuando consideravelmente rugas finas, manchas e até cicatrizes.

Além disso, este laser aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno diminuindo também a flacidez e melhorando o aspecto jovem da pele. Isso só é possível pela capacidade deste equipamento de realizar uma microablação com profundidade controlada.

O procedimento de resufacing precisa ser comandado por um médico capacitado que é quem irá definir a profundidade exata em que o laser deve penetrar como também o poder de ablação. O médico pode optar por uma ablação total ou parcial da pele e para isso regulará a distância entre os pontos atingidos pelo laser.

No laser fracionado de CO2 o feixe é separado em vários microfeixes de luz que atingem pequenos pedaços da pele deixando alguns espaços intactos entre as áreas atingidas. São estes espaços que permitem a reestruturação da epiderme facilitando a cicatrização dos tecidos atingidos pelo laser de maneira mais rápida.

12/08/2022

Vermelhidão no rosto? Pode ser Rosácea…

Pele do rosto avermelhada pode até ser por motivo de vergonha ou rubor passageiro, mas se o vermelho na face se assemelha a uma queimadura solar e vem acompanhado de vasinhos e bolinhas, você pode ter Rosácea.

A Rosácea é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas e apesar de ser mais frequente em mulheres adultas, também pode atingir os homens e qualquer faixa etária. A ciência ainda não sabe exatamente o que causa a doença, mas há relatos de que alguns fatores levam a piora são: estresse, nervosismo, exposição solar sem proteção e ambientes abafados.

Normalmente a vermelhidão e as bolinhas aparecem nas bochechas, nariz, testa e queixo, mas em alguns casos pode atingir orelhas, couro cabeludo e as costas. Com o tempo também podem aparecer espinhas, inchaço e os os olhos podem ficar avermelhados e lacrimejantes.

Apesar de alguns casos não terem cura, os sintomas da doença podem sempre ser tratados, trazendo uma melhor qualidade de vida àqueles que a possui. Além de evitar os fatores que desencadeiam a vermelhidão, alguns dos tratamentos possíveis são: antibióticos, remédios tópicos e luz pulsada para diminuir os vasinhos. A questão estética é o principal problema de quem possui a doença já que afeta diretamente a autoestima e a confiança da pessoa.

A única maneira de saber se você tem ou não Rosácea é por meio de um diagnóstico feito por um dermatologista.  Quanto mais cedo for iniciado o tratamento apropriado, menores serão os impactos estéticos.

31/08/2022

Preenchimento: Técnicas para uma aparência mais jovem

O preenchimento é utilizado para a melhoria na aparência de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste em um procedimento em que o médico aplica substâncias  específicas sob a área da pele a ser tratada elevando-a, diminuindo assim a sua profundidade dando ao rosto um aspecto mais jovem.O produto mais utilizado para a técnica do preenchimento é o ácido hialurônico.

* Ácido Hialurônico – considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo. É encontrado naturalmente em nossa pele, mas diminui com o tempo de vida. O ácido hialurônico é abundantemente utilizado para o preenchimento dos sulcos da lateral do nariz que seguem até o canto externo dos lábios, e também para o aumento dos lábios. Essa substância na forma mais fluida, é usada em rugas finas. A duração do preenchimento varia de 6 a 24 meses, sendo necessária nova aplicação após este período.

O dermatologista é o médico especializado na saúde e beleza da pele – só um médico pode realizar uma avaliação da situação da pele e indicar o tratamento mais adequado para cada necessidade.

Estrias: evitando e tratando
Elas não avisam quando vão aparecer e, de uma hora para outra, elas já estão lá dando o ar da sua graça. As estrias são lesões que ocorrem pelo rompimento da pele quando há um estiramento muito intenso. Apesar de elástica a pele nem sempre consegue acompanhar as mudanças do corpo, e quando as células compostas de colágeno e elastina não suportam a pressão, a pele se rompe. As regiões mais críticas para o aparecimento de estrias são: atrás do joelho, a barriga e a lateral do quadril.

No começo, as estrias surgem num tom avermelhado, isso se dá em função  do aumento dos vasos sanguíneos e reação inflamatória. Nesta fase a capacidade regeneradora das células é maior e é este o melhor momento para os tratamentos. Depois dessa fase, as estrias se tornam esbranquiçadas, com aspecto de cicatriz, isso porque o tecido cicatricial tem menos melanina.

Prevenção é o melhor remédio
A máxima de que a prevenção é o melhor remédio se aplica perfeitamente ao caso das estrias. Por isso, alguns cuidados simples podem ajudar a evitar essas indesejadas:

  • Exercícios físicos evitam o estiramento da pele que causa a estria
  • Hidratantes. Uma pele hidratada tem menos chances de sofrer uma ruptura
  • Beber água para manter o corpo hidratado
  • Reeducação alimentar reduzindo gorduras, açúcares e alimentos processados
  • Combate ao sobrepeso e obesidade
  • Evitar grandes variações de peso, inclusive o ganho excessivo de massa muscular
Tratamentos Estéticos
Quando elas já apareceram não tenha mais jeito, é hora de atacar. Apesar das estrias não terem cura, é possível reduzir as marcas e a aparência de ˜cicatriz˜ causada por elas com alguns tratamentos como os descritos a seguir.

Laser vascular e Luz Intensa Pulsada: o laser provoca coagulação dos vasos aumentados nas estrias, eliminando a cor roxa das estrias e impulsiona a produção de colágeno e elastina. Uma vez cicatrizadas, as estrias ficam visivelmente reduzidas.

Laser fracionado: feixes de luz são direcionados para a estria e penetram a pouco mais de 1 milímetro de profundidade na pele. Estimulando a produção de colágeno e elastina, preservando boa parte das células, o que acelera o processo de cicatrização. A regeneração das microáreas tratadas faz contração e regularização da superfície das estrias.


31/08/2022